Português Français Inglês Castellano

Notícias

21/09/2016

Wavetek recebe prêmio da FINEP como uma das mais inovadoras do Brasil

leia mais
21/09/2016

Wavetek apresentará trabalhos científicos em importante congresso na Califórnia

leia mais
18/02/2016

Técnica facilita a identificação da síndrome do olho seco

leia mais
03/02/2016

Mais uma instalação de sucesso, desta vez na cidade de Curitiba

leia mais
01/02/2016

Wavetek apresentará 2 trabalhos científicos pioneiros no maior congresso de óptica de 2016

leia mais
01/02/2016

Wavetek vence projeto PIPE terceira chamada 2015

leia mais
01/02/2016

Diretor da Wavetek será entrevistado por jornalista da USP

leia mais
27/10/2015

Prof. Dr. Luis Alberto, sócio fundador da Wavetek Technologies dá entrevista para o jornalista Kleber Chicrala a respeito da importante data em comemoração ao ano da luz

leia mais
24/06/2015

Wavetek coloca em seu site e no seu canal youtube links com vídeos explicativos de seus produtos

leia mais
13/05/2015

Wavetek apresenta POSTER com novo trabalho científico na ARVO

leia mais
24/04/2015

Aluna de projeto multidisciplinar entre Wavetek e UFSCar recebe diploma de mestrado

leia mais
22/04/2015

Wavetek recebe prêmio ABIMO como uma das 5 empresas nacionais mais inovadoras na área médica

leia mais
Notícias Anteriores

Aluna defende mestrado na UFSCar em projeto realizado em parceria com a Wavetek

13/12/2013

Download do artigo em PDF Link do arquivo

A aluna de mestrado Valéria Mellaci de Carvalho (Figura 1) defendeu mestrado junto ao departamento de Biotecnologia da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) em projeto financiado pela Wavetek Technologies ltda. O título da tese foi DESENVOLVIMENTO DE UMA BASE DE DADOS NACIONAL PARA UM INSTRUMENTO AUTOMATIZADO DE MEDIDAS DO CAMPO VISUAL IN VIVO, ou seja, a aluna defendeu a tese na área de campimetria. Como muitos da comunidade médica-oftálmica sabem a Wavetek e seu time de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, já desenvolve há anos um sistema totalmente pioneiro de campimetria (Figura 2). Este novo instrumento foi inicialmente concebido para funcionar com um conjunto de LEDs atrás da cúpula, mas logo ganhou espaço o conceito de sistema de projeção e é neste sentido que o atual projeto está caminhando.


Figura 1. Aluna de mestrado ao lado do equipamento durante trabalhos de pesquisa na empresa.


A tese da agora aluna de doutoramento ganhou ainda mais espaço dentro do Departamento de Biotecnologia quando ela mostrou que o instrumento em desenvolvimento pela Wavetek poderia ser usado para levantar uma base de dados totalmente nacional, algo que outros instrumentos do mercado não tinham. O equipamento da Wavetek entrou como parte do financiamento da tese da aluna, juntamente com recursos desembolsados pela própria UFSCar e a estrutura de P&D da Wavetek também foi disponibilizada pela aluna.
Basicamente o que a aluna demostrou é que a base de dados de campímetros importados sub-estima a sensibilidade da população brasileira em aproximadamente 3 dB. Numa escala logatítimica de sensibilidade em apostilb, que em decibéis vai de 0 dB (mínima sensibilidade) a 40 dB (máxima sensibilidade), pode não parecer muito, mas mesmo para altas sensibilidades, representa praticamente um erro de 10%, podendo fazer a diferença no momento de se diagnosticar um problema prematuro, como no início de um processo de glaucoma, por exemplo. A parceria foi pioneira pois a aluna passou 50% do seu tempo dentro da própria empresa.
Nas palavras da própria aluna Valéria, agora mestre em Biotecnologia, “O projeto foi inovador em vários sentidos, mas principalmente também em termos da parceria público privada onde pudemos usufruir de infra-estrutura e equipamentos que eu não tinha na universidade. Minha tese pode servir de exemplo desta parceria para futuros alunos”.
A nova base de dados levantada pela aluna é propriedade intelectual da empresa e será incluída na nova versão do instrumento que deverá estar em comercialização em meados de 2013.


Figura 2. Imagem do campímetro VON já acabado e montado na empresa.

Bom, basicamente o que podemos perceber é que, assim como a base de dados dos instrumentos como Humphrey entre outros, foi totalmente baseada em uma população anglo-saxônica, houve a necessidade de se desenvolver uma base de dados nacional. O importante é que, além desta inovação o instrumento da Wavetek estará trazendo várias outras inovações, como por exemplo: sistema de LEDs azuis externos para avisar quando o exame terminar, joystick com LED azul, software totalmente feito em Windows com todos os tipos de exames também disponíveis no Humphrey, assistência técnica permamente e garantia em todo território nacional.
Para aqueles interessados em maiores informações técnicas e mais imagens do produto, favor acessar o link www.wavetek.com.br/wavetek/equipamentos/von-campimetria-computadorizada ou ligar diretamente para nossa equipe especializada. O currículo Lattes da aluna pode ser acessado em buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214024E9. e uma cópia em PDF da tese de mestrado pode ser baixada aqui.

Documento gerado pela Equipe Técnica da Wavetek Technologies ltda. ©Todos os direitos reservados. 
Equipe Wavetek 
Inside Sales
Wavetek Technologies 
Rua Miguel João, 940 - Jd. Bandeirantes - CEP 13562-180 - São Carlos – SP
(16) 3415.6260 - (16) 9792.7989
www.wavetek.com.br


Voltar

Rua das Camélias, 240, Cidade Jardim, CEP: 13.566-538, São Carlos - SP

Assistência Técnica 

(16) 3419-0767 e (16) 99164-8552
 [email protected]

Todos os direitos reservados.